Conselheiros escolares recebem homenagem pela dedicação e empenho

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de março de 2012 as 05:31, por: cdb

EducaçãoTerça-Feira 27 de Março de 2012

Conselheiros escolares recebem homenagem pela dedicação e empenho

Os integrantes do primeiro Conselho Escolar instituído na Rede Municipal de Ensino (Reme) receberam homenagem em solenidade especial que aconteceu na última segunda-feira (26.03) à noite no Espaço da Formação Lúdio Martins Coelho da Secretaria Municipal de Educação (Semed). De forma simbólica, conselheiros escolares representando uma escola de cada região urbana da cidade receberam das mãos do prefeito Nelson Trad Filho uma placa que representa o agradecimento a todos pelo trabalho empreendido em dois anos de gestão – biênio 2009-2011..

O Conselho Escolar é um órgão colegiado composto por representantes dos segmentos das comunidades local e escolar, que tem como atribuição deliberar questões do cotidiano da escola. Seus integrantes participam de encaminhamentos pedagógicos, administrativos e financeiros, sugerindo ações que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino.

Ao agradecer os conselheiros pelo empenho e dedicação, o prefeito Nelson Trad Filho destacou a importância do Conselho Tutelar, idealizado na sua primeira administração e implementado no seu segundo mandato. “O Conselho desempenha um papel importante em assegurar que toda a comunidade seja representada e se envolva nas decisões importantes tomadas pela escola. Quando pensamos nos Conselhos, buscamos a participação e que todos compartilhassem a responsabilidade no crescimento dos indicadores de qualidade da educação. Espero que a gestão escolar seja cada vez mais produtiva e aperfeiçoe cada vez mais a sua atuação”, disse o prefeito aos conselheiros.

Para a secretária Municipal de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta cada escola contribuiu de forma diferente nos conselhos escolares. “Mas os resultados foram os mesmos”, ressaltou, referindo-se à melhoria da educação. Segundo ela, a comunidade mostrou-se participativa e interessada em discutir os avanços na educação o que refletiu em mudanças de gestão e na melhoria da atuação das escolas com um todo, envolvendo alunos, direção, pais e comunidade. Para Maria Cecília, com os conselhos surgiram sugestões, inovações e a maior integração da comunidade escolar.

A Secretaria Municipal de Educação implantou os Conselhos Escolares em 2009 e a partir daí mobilizou diretores, equipe técnico-pedagógica, professores, administrativos, pais e alunos a fim de incentivar e orientar as ações dos conselhos. Para a diretora da escola municipal José Rodrigues Benfica, Ana Lúcia Ferreira a criação do conselho escolar está diretamente vinculada ao princípio de gestão democrática do ensino público. “Com a participação de todos fica mais fácil obter a solução para uma determinada questão. Na nossa escola, o pluralismo de ideias resultou em alunos, professores e pais mais incentivados e participativos”, declarou.

Integrante do Conselho da Escola Municipal de Tempo Integral Ana Lúcia de Oliveira, Simone Almeida resolveu participar mais da vida escolar do filho de 8 anos, hoje no quarto ano. “Via meu filho falar da escola, contar as coisas interessantes que fazia lá e quando foi criado o conselho escolar achei uma boa oportunidade de opinar e dar sugestões. Isso foi importante pra mim e outras mães que sentiram que estavam fazendo parte da escola e da educação dos seus filhos”, observa. Segundo Simone, as mudanças necessárias aconteceram e muitos aspectos como o rendimento escolar, segurança,participação da comunidade na escola melhoraram e fizeram da escola um espaço democrático e melhor.

Fonte/Autor: Marta Benedito Mtb MS 184