Consea pede autorização para participar das discussões sobre transgênicos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 30 de setembro de 2003 as 19:24, por: cdb

O Conselho de Segurança Alimentar (Consea) quer participar das discussões sobre os transgênicos. Os membros do Conselho decidiram nesta terça-feira, em reunião no Palácio do Planalto, enviar uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pedindo uma participação maior da sociedade civil nas discussões sobre o projeto de lei dos transgênicos, a ser enviado ao Congresso Nacional.

O Conselho, segundo o pastor Silas dos Santos Vieira, representante dos Evangélicos, decidiu também durante a 4° Reunião Extraordinária do Consea, formar uma equipe para participar do grupo de trabalho que o governo criou para aprofundar a discussão sobre o assunto antes de enviar o projeto ao Congresso.

Segundo o representante da ONG Assessoria em Projetos de Agricultura Ecológica do Rio, Jean Marc Von Der Wueid, houve um sentimento de desconforto de grande parte dos membros do Conselho em relação à edição da Medida Provisória 131, que liberou o plantio de soja transgênica, “isso porque havia uma vontade dos membros do Conselho de participar, de poder contribuir no debate com as instâncias de decisão do governo, e a gente nunca conseguiu fazer isso. Com essa carta, a gente esta reiterando a nossa participação nas discussões”.