Conjunto SIR ganha sua primeira academia na praça

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 26 de março de 2012 as 12:36, por: cdb

A prática de exercícios ganha espaço no Conjunto SIR com a instalação de uma academia na praça. A inauguração será amanhã (27), às 18h30, na praça da quadra do SIR (Rua V). Até o momento, Governador Valadares possuía sete academias ao ar livre. Os 10 equipamentos que compõem a academia foram afixados em base de concreto e parafusados. Além disso, os assentos são arredondados e não têm quinas – tudo para garantir a segurança dos usuários e estimular o convívio social. A praça do bairro também foi revitalizada para receber os equipamentos e garantir um melhor visual para o local. Na estrutura que compõe a academia encontra-se uma placa com orientações sobre como os usuários devem se alongar e os benefícios que cada um dos equipamentos disponíveis proporciona.

Além de estimular a prática de exercícios físicos em espaços abertos, as academias na praça constituem uma alternativa acessível e gratuita para todas as idades, apesar de a estrutura ser voltada para pessoas com mais de sessenta anos. Alguns dos equipamentos, inclusive, são destinados a pessoas em cadeira de rodas, possibilitando o fortalecimento de articulações e musculatura de braços, antebraços, ombros e peito.

Além de melhorar a função cardiorrespiratória, os equipamentos auxiliam no aumento da flexibilidade, fortalecimento e alongamento dos membros, mobilidade das articulações, fortalecimento da musculatura e desenvolvimento da coordenação motora.  A estrutura custou cerca de R$ 25 mil.

O aposentado Orlando Victor Filho, de 77 anos, achou muito válida a iniciativa. “Esta academia vai ser muito útil pra gente e vai tornar o nosso bairro mais bonito. Mas, o povo tem que ter consciência na utilização dos equipamentos, pois é preciso conservar”, disse.

Como não há restrições de uso das academias por pessoas com menos de 60 anos, a dona de casa Kelly Vieira Alves, 27 anos, pretende usufruir ao máximo do que a estrutura tem a oferecer. “A academia vai ser uma opção muito boa pra quem pretende sair do sedentarismo. Antes, a gente tinha que sair daqui para fazer caminhada no bairro São Pedro. Além disso, aqui na região mora muita gente idosa que, agora, vai poder aproveitar”, comentou.