Conheça a importância das vitaminas para as mulheres grávidas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 13 de novembro de 2002 as 00:31, por: cdb

Ter uma alimentação rica em vitaminas é muito importante, principalmente nos primeiros meses de gestação onde o bebê está começando a se formar.

Algumas vitaminas são essenciais para o bom desenvolvimento do feto e para a saúde da mamãe. Procure comer alimentos que contenham principalmente proteínas, cálcio, ferro, vitamina C e ácido fólico.

Onde encontrar :

Proteínas : Em ovos, carne, frango, peixe, queijo, feijão, amendoim, lentilhas, nozes.

Cálcio : É responsável pela constituição dos ossos, na formação dos dentes, regulação dos nervos e no equilíbrio dos batimentos cardíacos. A mais importante fonte de cálcio é o leite e seus derivados, por exemplo, queijo e iogurte. Mas há outras alternativas como brócolis, feijão, amêndoas, repolho, couve.

Ferro : Responsável pela produção de hemácias, que são as células vermelhas do sangue. É encontrado no espinafre, carne, feijão.

Vitamina C : Pode ser encontrada na laranja, limão, brócolis, repolho, couve-flor, frutas vermelhas.

Ácido Fólico : Auxilia no desenvolvimento do sistema nervoso central do bebê. Pode ser encontrada em verduras, frutas, noz, pão integral, leveduras, germe de trigo, mas também é totalmente destruído quando cozido.

Essas vitaminas hoje em dia também podem ser encontradas em cápsulas e têm sido muito recomendada por médicos obstetras. É o caso do suplemento vitamínico-mineral Materna, que fornece elementos em quantidades adequadas para uma dieta alimentar, aumentando as necessidades nutricionais diárias.

Em cada comprimido contém : As Vitaminas A, E, C, B1, B2, B6, B12, D3, B5, Ácido Fólico, Cálcio, Magnésio, Iodo, Ferro, Cobre, Zinco, Cromo, Manganês, Molibdênio, Selênio, Biotina e Nicotinamida.

Mesmo sendo raras as contra-indicações, desde que seja usado apenas por mulheres grávidas, não tome remédios sem o conhecimento do seu médico.