Congresso será iluminado com luz azul no Dia Internacional para a Conscientização do Autismo, informa Paim 

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 25 de março de 2011 as 09:41, por: cdb

O senador Paulo Paim (PT-RS) comunicou em Plenário que o edifício do Congresso Nacional será iluminado com luzes de cor azul na noite de 2 de abril, Dia Internacional para a Conscientização do Autismo. A iluminação foi solicitada pelo senador ao presidente do Senado Federal, José Sarney, e autorizada por Alfredo Gastal, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Distrito Federal.

Em pronunciamento nesta sexta-feira (25), Paim convidou os autistas e seus parentes para irem à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) na próxima quinta-feira (31), quando a comissão deverá aprovar a Sugestão (SUG 01/10), apresentada pela Associação em Defesa do Autista (Adefa), que institui o Sistema Nacional Integrado de Atenção à Pessoa Autista. Os autistas, segundo a proposta, deverão ter direito ao atendimento de demandas como “uma vida digna, igualdade, saúde, integridade física e moral, livre desenvolvimento de personalidade, educação e trabalho”.

A Sugestão foi primeiramente relatada pelo então senador Flávio Arns (atual vice-governador do Paraná) e hoje tem como relatora a senadora Ana Rita (PT-ES). O relatório conclui pela apresentação de projeto de lei que “institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista”. Paim disse ter certeza de que o voto apresentado pela relatora será aprovado por unanimidade na Comissão.

O senador lamentou não poder participar do evento organizado pela Adefa no Rio de Janeiro em comemoração à data, celebrada no Brasil e no mundo pela primeira vez. Como outras edificações e monumentos em diversos países, o Cristo Redentor também será iluminado de azul. O parlamentar pediu que todos acendam uma luz azul na noite de 2 de abril em homenagem aos autistas.

Paim leu em Plenário o convite enviado a ele por Berenice Piana de Piana, diretora-executiva da Adefa, e a carta que ele escreveu e encaminhou a ela para que seja lida no evento.

No mesmo pronunciamento, Paim fez uma homenagem à cidade de Porto Alegre, que completa 239 anos neste sábado (26).

Da Redação / Agência Senado