Congresso pedirá CPI dos ‘sanguessugas’

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 13 de junho de 2006 as 09:58, por: cdb

O presidente do Senado, Renan Calheiros, confirmou para esta quarta-feira a realização de sessão conjunta do Congresso para a leitura do pedido de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Sanguessugas. A CPI Mista deverá investigar o esquema de compra de ambulâncias superfaturadas, revelado pela chamada “Operação Sanguessuga” da Polícia Federal. Renan lembrou que o requerimento para criação da comissão já tem o número necessário de assinaturas desde a semana passada.

O presidente do Senado reconheceu que o Ministério Público e a Polícia Federal já estão investigando irregularidades nas verbas orçamentárias há mais de dois anos, mas defendeu o entendimento de que o Congresso não pode ficar omisso, tendo a obrigação de investigar a questão em sua alçada.

O presidente do Senado disse também estar torcendo muito para a vitória do Brasil no jogo contra a Croácia, nesta terça-feira, às 16h, pela Copa do Mundo. Ele destacou, porém, que o jogo não pode ser pretexto para que a sessão plenária deliberativa, marcada extraordinariamente para as 10h, não se realize, porque é imperativo que o Senado destranque a pauta.

– Vamos votar as medidas provisórias e, a partir das 14 horas, todos estaremos dispensados para torcer pelo Brasil. Estou mesmo disposto a cortar o ponto dos senadores faltosos, o que o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, já anunciou que fará em relação aos deputados que não compareceremàsessão deliberativa da Casa –  afirmou Renan.