CONFRONTOS EM PROTESTO DEIXAM 45 FERIDOS NO MÉXICO

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 27 de junho de 2012 as 07:35, por: cdb

CIDADE DO MÉXICO, 27 JUN (ANSA) – Ao menos 45 trabalhadores ficaram feridos em um enfrentamento com policiais durante uma manifestação em frente ao Ministério do Interior do México, denunciou o Sindicato Mexicano de Eletricistas.
   
De acordo com o sindicato, os manifestantes foram atingidos por golpes na cabeça e nas extremidades do corpo. Os policiais também usaram gás lacrimogêneo para conter os protestos.
   
Dirigentes sindicais contaram que foram “brutalmente reprimidos” pela polícia e explicaram que a manifestação tinha a intenção de exigir que o governo recupere 16,6 mil vagas de empregos para eletricistas que foram fechadas com a extinção da estatal Companhia de Luz. Eles também pediram a libertação de 12 trabalhadores que estão presos.
   
O governo mexicano, porém, condenou qualquer “ato de violência ou intolerância que atente contra a ordem e a paz pública”. O Ministério do Interior contou que, diante da recusa dos manifestantes de “deixar o acesso livre”, a polícia teve que adotar “ações correspondentes, no marco de suas atribuições, para restabelecer a ordem e liberar os acessos às instalações da dependência”.
   
A pasta também ratificou sua disposição em manter um diálogo “construtivo e respeitoso” com os eletricistas. (ANSA)