Confronto próximo a Bagdá deixa 30 mortos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 28 de abril de 2006 as 13:07, por: cdb

Pelo menos 21  rebeldes e sete soldados morreram num confronto nas ruas de Baquba, a 60 km de Bagdá. A cidade está sob toque de recolher desde a última quinta-feira, após ataques à delegacias de polícia. Bloqueios em toda a cidade e em outras partes da província de Diyala também foram montados.

No combate, pelo menos dois civis morerram e outros 43  rebeldes foram capturados, de acordo com fortes americanas e iraquianas. A polícia iraquiana disse que entre 400 e 500 rebeldes tomaram parte no ataque, que durou “horas”, de acordo com a polícia iraquiana.

Em outro incidente, o exército norte- americano confirmou a morte de um militar na explosão de uma bomba, na quinta-feira à noite, em Bagdá. Os rebeldes usaram morteiros, granadas e armamento leve para atacar cinco bloqueios policiais, uma delegacia e um posto de comando do exército iraquiano em Baquba, ainda segundo informações oficiais.

O governador da província de Diyala, Rad Rasheed, disse que os rebeldes queriam tomar o controle dos acessos a Baquba, fechando as entradas pelo sul, oeste e sudoeste. A cidade, que é de maioria sunita, tem sido alvo de ataques nas últimas semanas, e na última quinta, um grupo de homens armados atacou um bloqueio se passando por convidados para um casamento, com os carros decorados com fitas e flores.