Confirmados dois casos de sarampo na Bahia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 23 de novembro de 2006 as 12:26, por: cdb

Foram confirmados pelo Ministério da Saúde dois casos de sarampo no município de João Dourado (457 km de Salvador). Há outros 16 casos suspeitos.

A doença em uma criança de nove anos e em um jovem de 18 anos foi confirmada por exames sorológicos.

O Brasil não registrava um caso autóctone – quando a doença é contraída no próprio país – desde 2001. A hipótese de os contaminados terem tido contato com algum estrangeiro está sendo investigada pelo órgão.

A criança que teve a infecção apresentou os primeiros sintomas em outubro. Os sintomas são febre elevada, tosse, conjuntivite e manchas avermelhadas pelo corpo. A última coleta de sangue da criança foi feita no último dia 18 pela Secretaria da Saúde da Bahia.

Foram confirmados seis casos da doença em 2005, trazida das Ilhas Maldivas pelo surfista Fábio Gouveia, que participou de um campeonato naquele país.

Foram quatro casos em Santa Catarina e dois em São Paulo, de pessoas infectadas em um vôo. O Brasil não registrava casos desde 2003 -quando houve dois importados da Europa.

A última epidemia da doença ocorreu em 1997, quando 53 mil brasileiros contraíram a infecção. A última morte em decorrência de sarampo no país foi registrada em 1999.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda transmissível, cujas complicações são as otites (inflamações do ouvido) e as pneumonias. A prevenção é feita por meio da vacinação adequada com a vacina tríplice viral. Crianças fazem parte do grupo de maior risco.