Confiança do consumidor cai diante de quadro interno

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 26 de abril de 2006 as 12:08, por: cdb

A confiança do consumidor brasileiro diminuiu em abril, devido a uma piora tanto na avaliação da situação atual como sobre o futuro, mostrou uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quarta-feira. O índice de confiança caiu 3,4% em abril, para 103,5, ante 107,1 em março. O componente de situação presente teve queda para 103,5 nes te mês, contra 107,1 no anterior. O de expectativas passou para 103,6, comparado a 107,1 em março.

A porcentagem de consumidores que consideram a situação financeira atual da família boa caiu para 17,3% em abril, ante 19,5% em março, enquanto o número dos que a avaliam como ruim aumentou para 18,0%, contra 16,2%. Caiu o número de consumidores que esperam melhora no futuro da situação econômica na cidade em que residem, para 23,6% em abril, ante 28,4% em março, e aumentou a parcela dos que estimam piora, para 15,2%, contra 11,6%.

A pesquisa da FGV foi feita com 2.000 domicílios em sete das principais capitais brasileiras entre os dias 3 e 20 de abril.