Conferência Rio Mais 20 foca tema na criação de cidades sustentáveis

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de março de 2012 as 08:44, por: cdb

Mesmo antes de acontecerem, as reuniões regionais preliminares para o Rio Mais 20 já estão com seus espaços garantidos na história das discussões sobre meio ambiente no Brasil. Nenhuma outra cúpula de líderes de estado sobre preservação do meio ambiente havia procurado levar a discussão ao nível municipal, ouvindo os problemas enfrentados e soluções encontradas por gestores em suas cidades.

E esse é um dos principais olhares pelos quais serão abordados os projetos que buscam transformar as grandes metrópoles do mundo em cidades sustentáveis. No Brasil, estão acontecendo ao longo desta semana, cinco reuniões de secretários de meio ambiente das capitais – uma para cada região do país. O encontro regional nordeste acontece na manhã da próxima sexta-feira (30), das 9h às 13h, no Metropolitan Hotel.

Todas as capitais do nordeste já confirmaram presença e estarão representadas por seus secretários de meio ambiente e/ou de planejamento para a discussão de novos planos de ação que contribuam para o aproveitamento dos recursos naturais de maneira responsável, diminuição da pobreza e estimulo à economia verde.

Quem coordenará a reunião em Teresina será Carlos Alberto Muniz, vice-prefeito da cidade do Rio de Janeiro, secretário de Meio Ambiente e presidente da Comissão Municipal da Conferência Rio Mais 20. “O encontro dos secretários servirá para a exposição e troca de experiências dentro da realidade de cada capital, garantindo uma participação igualitária entre os representantes de cada área nos encontros posteriores”.

“Não tenho dúvidas de que esse encontro será uma ótima oportunidade para todos. Nos reuniremos com secretários de cidades que possuem o mesmo perfil de Teresina. Estou certa de que poderemos trocar ótimas experiências e contribuir com o Rio Mais 20”, destaca Marilene Aguiar, secretária executiva da Semam, que organiza a reunião juntamente com a Prefeitura de Teresina.

O Rio Mais 20 acontece em junho deste ano em referência à Conferência Eco-92, ocorrida há duas décadas na cidade do Rio de Janeiro. Agora, vários países voltarão a se reunir por meio de seus representantes para a discussão de temas envolvendo a sustentabilidade global e como as grandes cidades do planeta inteiro podem modificar suas posturas para uma preservação melhor do meio ambiente,

Após a reunião regional, no dia 30 de março, e um mês antes da conferência, a prefeitura do Rio de Janeiro promoverá, nos dias 11 e 12 de maio, um encontro a fim de reunir os secretários de meio ambiente, representantes de cada região, para a apresentação das melhores práticas e casos de sucesso discutidos na reunião preliminar.

Teresina novamente será a representante do nordeste. Além disso, ganha espaço também a discussão sobre a importância e contribuição que todas as cidades poderão oferecer para a reunião da Rio Mais 20, através da “Carta do Rio de Janeiro para a Sustentabilidade”, que será elaborada em conjunto por todos os secretários presentes.