Condoleezza Rice encerra na Polônia visita à Europa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 5 de fevereiro de 2005 as 11:51, por: cdb

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, está em Varsóvia, na Polônia, para conversar com líderes do país na última escala de uma turnê diplomática pela Europa.

O objetivo é resolver as diferenças sobre o Iraque e promover as políticas americanas para o Oriente Médio.

A Polônia é um aliado-chave no Iraque, mas o apoio às tropas americanas não foi bem aceito no país. Neste mês, um terço dos soldados poloneses deve voltar para casa.

Depois da Polônia, Rice parte para um encontro com autoridades israelenses e palestinas.

Alemanha

Na sexta-feira, a secretária de Estado americana visitou a Alemanha.

O chanceler alemão, Gerard Schröder, disse concordar com os Estados Unidos que o Iraque “precisa da perspectiva de encontrar o caminho da democracia e da estabilidade”.

“Nós concordamos nesse propósito e no fato de que é um ponto importante, independentemente do que nós pensamos em relação à intervenção militar”, acrescentou Schröder, que se opôs à invasão liderada pelos Estados Unidos em 2003.

Condoleezza Rice agradeceu a Alemanha por treinar as forças de segurança iraquianas e pela ajuda das forças de paz do país no Afeganistão.

Sobre o Irã, Rice disse que a “diplomacia pode funcionar” para resolver o problema das atividades nucleares no país, mas o Irã precisa mostrar que está preparado para cumprir com as suas obrigações.

Ela afirmou que o governo iraniano não pode ter a permissão de usar seu programa civil para “acobertar” a fabricação de armas nucleares.

“Espero que os iranianos agarrem essa oportunidade que está sendo apresentada a eles.”