Concurso da Polícia Civil já recebe inscrições

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 28 de novembro de 2005 as 11:41, por: cdb

Começam nesta terça-feira as inscrições para o concurso da Polícia Civil. São oferecidas 250 vagas para o cargo de Investigador Policial de 3ª Classe.

Os candidatos devem ter o Ensino Médio completo e carteira de habilitação. Os interessados têm até o dia 22 de dezembro para se inscrever pelo site WWW.cesgranrio.org.br ou nas agências do Correio. É necessário pagamento de taxa no valor de R$ 70.

O concurso, promovido pela Academia de Polícia Civil Sylvio Terra (Acadepol), em parceria com a Fundação Cesgranrio, será realizado em duas fases, ambas de caráter eliminatório.

A primeira, subdividida em quatro etapas, começa com provas sobre língua portuguesa, noções de direito penal, administrativo e constitucional, processo penal e noções de informática.

Nas demais etapas serão realizadas prova de capacitação física, exame psicotécnico e exame médico.

No ato da inscrição o candidato deverá levar a identidade oficial (com fotografia recente) e cópia autenticada, que ficará retida, requerimento de inscrição, fornecido no local, preenchido e assinado, e declaração, constante do requerimento da inscrição, assinado pelo candidato, sob pena de responsabilidade, de que atende às condições exigidas para a inscrição.

A segunda fase constará de prova de investigação social e de curso de formação profissional, com apuração de freqüência, aproveitamento e conceito, que será regulamentado por ato da direção da Acadepol.

Os candidatos nomeados para as vagas poderão ser lotados em qualquer município do estado, a critério da administração.

Para participar do concurso é preciso observar as exigências contidas no edital: idade entre 18 e 65 anos; ter carteira de habilitação e não ter antecedentes criminais.

Os demais itens relacionam os seguintes requisitos: nacionalidade brasileira; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade; gozar dos direitos civis e políticos; estar e m dia com as obrigações eleitorais e do serviço militar (homens); não estar incompatibilizado para nova investidura em cargo público; não responder a processo penal ou inquérito policial que o inabilite para o exercício do cargo; não ter sofrido penalidade e nem ter praticado atos desabonadores no exercício de função pública ou atividade privada; não estar respondendo a ação de execução, bem como não estar respondendo a ação civil por fato desabonador de conduta.

O boleto bancário poderá ser pago em qualquer agência até a data de vencimento constante no documento.

O candidato, inscrito pela Internet, deverá enviar até 22 de dezembro cópia autenticada do documento oficial de identidade mencionado no requerimento de inscrição, endereçada ao Departamento de Concursos da Fundação Cesgranrio (mencionando Faepol – Concurso de Investigador Policial), na Rua Santa Alexandrina, 1.011, Rio Comprido, Zona Norte do Rio, CEP 20261-235.