COMUNIDADE DOS COELHOS RECEBE AÇÕES DE ALERTA E PREVENÇÃO CONTRA A TUBERCULOSE

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de março de 2012 as 13:22, por: cdb

Saúde

COMUNIDADE DOS COELHOS RECEBE AÇÕES DE ALERTA E PREVENÇÃO CONTRA A TUBERCULOSE
16:15 Quinta-feira, 1 de Março de 2012

Somente no local são registrados uma média de mais de 20 casos por ano

Por Tádzio Estevam

Chamar atenção para os sintomas da tuberculose e aproximar a população das unidades de saúde do território. Esses são os principais objetivos da campanha deste ano encabeçada pela gerência de controle da doença no Município, que desde o início da semana está na comunidade dos Coelhos, realizando uma sensibilização nos moradores para a problemática. Nesta sexta-feira (02), uma ação que envolverá rodas de conversa, palestras e teatros, acontecerá na quadra esportiva do Centro Social do bairro, a partir das 9h.

Os bairros do Distrito Sanitário I, que compreende, entre outros, as comunidades dos Coelhos, Santo Amaro e Coque, têm o maior coeficiente de Incidência em tuberculose no Município. Há três anos, a campanha de tuberculose no Recife conta com a parceria do Fundo Global. Os recursos são destinados à prevenção e tratamento dos casos da doença. Somente no bairro dos Coelhos, foram registrados uma média de mais de 20 casos ao ano, tendo como referência 2009 até 2011.

No ano de 2010, o Coeficiente de Incidência no local foi de 293 por 100 mil habitantes, considerando o bairro de altíssima preocupação. A maioria dos casos ocorrem no sexo masculino (cerca de 65%) e na população economicamente ativa com idades entre 20 e 59 anos. Este coeficiente de incidência é o indicador que representa o problema, medindo o risco da população adoecer pela doença.

Preocupada com esta estatística que aumenta devido a outros fatores de risco como o alcoolismo, drogas e o abandono ao tratamento, a secretaria oferece aos moradores dois serviços básicos com equipes muito atuantes tanto na busca dos sintomáticos respiratórios (suspeitos), como no acompanhamento a um serviço de referência, no caso, a Policlínia Gouveia de Barros, para apoiar nos casos mais complexos.

Durante toda a campanha, iniciada no dia 09 de fevereiro, foram realizadas várias atividades. Entre elas reuniões nas unidades de saúde, distribuição de panfletos de porta em porta, chamada por meio de anuncicletas, atuação nas escolas da comunidade, apresentação teatral e exibição de filmes.

– Comunidade dos Coelhos recebe ações de alerta e prevenção contra a tuberculose – Comunidade dos Coelhos recebe ações de alerta e prevenção contra a tuberculose – Comunidade dos Coelhos recebe ações de alerta e prevenção contra a tuberculose – Varredura contra a dengue chegará ao bairro de Campo Grande nesta quinta-feira – Moradores de Nova Descoberta receberão mutirão de combate a dengue nesta sexta-feira – Quarta-feira de Cinzas ainda garante testagem rápida para detecção de HIV no polo do Ibura – Saúde do folião recebeu atenção especial da PCR no Galo – Saúde monta esquema especial para o desfile do Galo da Madrugada – Representantes da Vigilância Sanitária ajustam detalhes da atuação nas barreiras sanitárias – Gustavo Couto inspeciona postos da Saúde no Carnaval Multicultural Recife 2012 – Carnaval é mote para ação de saúde na Bomba do Hemetério – Saúde chama a atenção sobre tipos de alimentos proibidos além das barreiras sanitárias – Secretaria de Saúde terá o reforço do Exército no combate a dengue – Vigilância Sanitária do Recife promove ações em diversas frentes na véspera do Carnaval – Igrejas evangélicas aderem mais uma vez ao combate à dengue no Recife – Técnicos do Recife discutem detalhes sobre a instalação de barreiras sanitárias com o Governo Federal – Funcionários do Centro de Vigilância Ambiental do Recife vão entrar no ritmo do frevo – Ação de saúde da mulher chega na comunidade do Pina – Samu Recife orienta foliões para cuidados antes e durante a maratona carnavalesca – Moradores da Várzea e comunidades vizinhas receberão feira preventiva de saúde nesta quinta-feira (16)