Comunidade do Cacheado recebe os primeiros serviços para urbanização do bairro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de março de 2012 as 14:26, por: cdb

Urbanização

23/03/2012

Comunidade do Cacheado recebe os primeiros serviços para urbanização do bairro

Nesta semana, a Prefeitura Municipal de Petrolina iniciou o acompanhamento dos trabalhos de topografia da comunidade do Cacheado. Visando a solução de problemas vividos pela população com a falta de infraestrutura histórica, o prefeito Julio Lossio assinou em setembro de 2011 o convênio junto a Caixa Econômica Federal (CEF) garantindo recursos financeiros para urbanização do bairro, que entre outros benefícios oferecerá moradias dignas para seus moradores.

O local recebe o trabalho da equipe de topografia com a finalidade de realizar cadastramento técnico apurado de toda a área, através dos equipamentos de Estação Total e GPS (Sistema de Posicionamento Global). Após essa ação, todos os dados obtidos comporão o projeto executivo para conclusão dos últimos ajustes e iniciação das obras. Segundo o Gestor de Obras do Município, Rogério Valença, a atividade é fundamental para o andamento correto da obra. “Os trabalhos que estão acontecendo durante esta semana tem grande importância para um bom andamento das obras, pois têm a finalidade de cadastrar redes elétricas, tubulações de água e esgoto, canal existente, casas, entre outros”, afirmou.

A comunidade que está localizada em uma área de 66.000 m², terá uma obra orçada em mais R$ 20 milhões, e oferecerá para as 400 famílias da comunidade, a construção de casas, praças, pavimentação de ruas, esgotamento sanitário, água e energia elétrica, além da construção de uma unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME.

A urbanização do Cacheado, um dos grandes projetos da gestão Julio Lossio, visa proporcionar assistência social, oferecendo melhor estrutura e dignidade às famílias, foi aprovada em Petrolina dentro do programa de Urbanização de Favelas do Governo Federal. Petrolina é a primeira cidade pernambucana onde o projeto está sendo executado. A obra conta com recursos do Ministério das Cidades, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal – PAC 2 e do município.

Serão construídas no Cacheado 298 casas e as demais 102 moradias serão feitas no bairro vizinho Pedra Linda. Além disso, a comunidade também ganhará praças e o Clube do Bairro, equipado com academia da saúde, pista de caminhada, quadra poliesportiva e playground. Na localidade, também será construída uma creche do Programa Nova semente. A previsão da Prefeitura é que após o início, as obras sejam finalizadas em um prazo de 12 meses.

Texto e Foto: Juciana Cavalcante
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
23/03/2012