Commlogik do Brasil inicia distribuição de soluções de telefonia IP Cisco

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 20 de setembro de 2001 as 18:37, por: cdb

Uma solução que permite uma redução significativa dos custos de telefonia corporativos, além da criação de redes que juntam todo o tráfego de voz, dados e imagens de uma empresa. Essa é nova linha de soluções de telefonia IP que começa a ser distribuída pela Commlogik do Brasil – tradicional distribuidor nacional de soluções de telefonia computadorizada e ferramentas para desenvolvedores deste tipo de aplicação e subsidiária brasileira do grupo de distribuição de Tecnologia da Informação, Commlogik Corporation.

As novas linhas de soluções da Cisco a serem comercializadas pela Commlogik serão voltadas para aplicações em redes corporativas convergentes – capazes de carregar em uma mesma rede IP serviços de voz, vídeo e dados – o que possibilita uma redução significativa nos custos de comunicação entre matriz e filiais e/ou fornecedores e clientes na realização de ligações de longa distância nacionais ou internacionais.

De acordo com a gerente comercial de VoIP, Aline Klin,, a convergência das redes é realizada através da plataforma AVVID – Arquitetura Integrada de Vídeo, Voz e Dados da Cisco, que integra itens de hardware como os telefones IP e a solução de software Call Manager, que é o componente responsável pela parte de processamento de chamadas da solução de telefonia IP da Cisco.

Segundo Aline, esta é uma solução de software que inclui recursos como um conjunto de aplicações de voz integradas que executam funções de conferência de voz e de console de atendimento manual, além de possibilitar a realização de serviços adicionais e avançados como retenção, transferência, desvio, conferência, aparência de múltiplas linhas, seleção automática de rota, discagem rápida, último número discado e outros recursos são estendidos aos telefones e gateways IP.

“A arquitetura AVVID e as soluções de telefonia IP da Cisco vão permitir a integração de todo o tráfego telefônico de uma empresa através de redes IP, com toda a qualidade de voz existente em uma rede tradicional de voz, além de possibilitar o uso das mais diversas aplicações nos terminais telefônicos IP ou nos micros exatamente por não utilizar a infra-estrutura de voz analógica e sim uma rede IP”, enfatiza Aline

A gerente de produto da Commlogik aponta ainda que a solução possui características avançadas como, por exemplo, administração baseada em Web, monitoração de desempenho, número portátil, mobilidade do usuário e características de convergência como: compressão integrada de voz, instalação plug-and-play, seleção automática de largura de banda, controle de entrada das chamadas.

Além destes recursos, a nova plataforma da Cisco traz também a capacidade de processar todas as ligações vindas através de uma linha telefônica (digital, analógica e ISDN), gerada por uma operadora de telecomunicação, e/ou vindas de uma comunicação feita através de rede WAN (Wide Area Network).

O diretor-superintendente da Commlogik Brasil, Carlos Wagner Manzini, revela que a linha de soluções da Cisco hoje é utilizada por diversas empresas no mundo inteiro como a AT&T, Unisys, Dow Química, Wal-Mart e Office Depot, sendo que no Brasil ela já está implantada na Nextel com uma instalação de 800 ramais funcionando dentro da rede IP da empresa.

Manzini enfatiza que a solução será comercializada através de canais de vendas indiretas com perfil de VARs, como é o caso da AGM que atua na região de Santa Catarina e Goiás. “A previsão é de ter um número entre 7 e 10 VARs até o início de 2002”.

Segundo o superintendente, o investimento para uma instalação de 150 ramais e uma linha E-1 é em torno de US$ 100 mil ou de US$ 700 por ramal. “Esta é a solução sob medida para empresas com escritórios distantes com trabalhadores remotos”.