Comitê Baiano pela Verdade participa do desfile do 2 de julho

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 27 de junho de 2012 as 13:43, por: cdb

O Comitê Baiano Pela Verdade (CBV) se prepara para sair, pela segunda vez, no tradicional desfile do 2 de Julho, data que marca a independência do Brasil na Bahia. Com faixas, camisetas e acompanhados da banda “Maracatu 2 de Julho”, os integrantes e as integrantes do comitê sairão do bairro da Lapinha e percorrerão as ruas da capital baiana com o objetivo de mobilizar a sociedade para que cobre do Estado a revelação dos crimes cometidos durante regimes autoritários no país.
De acordo com a coordenação do comitê, a volta às ruas em 2012 marca a consolidação dos trabalhos realizados em prol da defesa de uma nova memória da Ditadura Militar (1964-1985). “Queremos voltar mais fortalecidos, para comemorar o que já fizemos, continuar e ampliar a luta”, diz as peças de divulgação. A saída do grupo está marcada para acontecer às 8h30, do Largo da Lapinha. As camisetas podem ser adquiridas na sede do Tortura Nunca Mais, no bairro dos Barris.

O CBV foi criado em junho de 2011, inicialmente, para lutar pela aprovação do projeto de lei 7376/10, que criou a Comissão Nacional da Verdade (CNV). Com a aprovação da comissão, em outubro do mesmo ano, o objetivo dos comitê se tornou a mobilização da sociedade e o fornecimento de subsídios para a CNV. Além disso, propõe-se, também, a criação de uma lei estadual de memória e verdade, cuja proposta já foi encaminhada ao governador Jaques Wagner.

De Salvador,
Erikson Walla