Comissão temporária visitará usinas nucleares de Angra 

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 22 de março de 2011 as 15:41, por: cdb

O Plenário aprovou nesta terça-feira (22) requerimento (RQS 237/11) do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) que pede a criação de uma comissão temporária externa com o objetivo de verificar a situação das usinas nucleares de Angra 1 e Angra 2, pertencentes à Eletrobrás Termonuclear. Em visita, deverão ser inspecionadas todas as instalações do complexo nuclear de Angra. A comissão será composta por cinco membros titulares e cinco suplentes.

Na justificação do requerimento apresentado no último dia 17, o senador lembra que o terremoto e o tsunami que abalaram o Japão mostraram “a fragilidade da segurança dos reatores da central nuclear daquele país”. Ele se referiu aos problemas detectados na usina nuclear de Fukushima, cujos impactos ainda não foram determinados.

O parlamentar argumenta que a imprevisibilidade da crise nuclear japonesa faz necessária a análise dos procedimentos e das atividades nucleares realizadas nas usinas de Angra 1 e 2. Lindbergh Farias acrescenta que, além de fornecer ao Senado um relato sobre a situação das usinas, a comissão poderá propor medidas efetivas para proteger o povo brasileiro.

José Paulo Tupynambá / Agência Senado