Comissão sobre mudanças climáticas faz balanço da Rio+20

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 25 de junho de 2012 as 13:59, por: cdb

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas se reunirá nesta quarta-feira (27) para fazer um balanço da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O evento, encerrado na última sexta-feira (22), resultou no documento “O Futuro que Queremos”.

Temas polêmicos e sem consenso ficaram de fora do texto. Entre os capítulos mais relevantes do documento está o que reconhece a necessidade de “uma significativa mobilização de recursos” para que os países em desenvolvimento possam crescer de forma sustentável. Para os movimentos socioambientais, no entanto, faltou ousadia às autoridades na exigência de definições claras sobre responsabilidades específicas, repasses financeiros, discriminação de prazos para a adoção de medidas e a ampliação de poderes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Diversos parlamentares participaram do evento realizado no Rio de Janeiro. O presidente da Câmara, Marco Maia, destacou a importância do Parlamento na fiscalização das metas sobre desenvolvimento sustentável definidas na conferência.

A reunião da comissão mista será realizada no Plenário 9, da Ala Senador Alexandre Costa, no Senado, às 14 horas.

Da Redação/MO
Com informações da Agência Senado