Comissão realizará novas audiências para debater reforma política

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 24 de março de 2011 as 11:46, por: cdb

A Comissão Especial da Reforma Política aprovou há pouco uma série de requerimentos para a realização de audiências públicas, em datas a definir. Entre os diversos convidados estão o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski; o presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Maurício Azêdo; e os cientistas políticos Jairo Nicolau, Fabiano Santos e David Fleischer.

A votação dos requerimentos foi feita depois do fim da audiência pública promovida hoje para ouvir o juiz Marlon Jacinto Reis, integrante do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral; o ex-ministro do TSE Walter Costa Porto; o vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Luiz Soares Vieira; e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante.

A autora do requerimento para o evento, deputada Luiza Erundina (PSB-SP), disse que o depoimento dos participantes reforçou a necessidade de buscar o fortalecimento da participação popular nos debates. “A sociedade começou a responder ao chamado da Frente Parlamentar Mista de Reforma Política com Participação Popular”, declarou. Ela se referiu ao colegiado coordenado na Câmara por ela, que foi lançado ontem.

Tempo real:11:24 – Juiz defende lista fechada para fortalecer partidos10:41 – OAB pede maior transparência nas decisões dos partidos10:11 – CNBB quer reforma política que fortaleça plebiscitos e referendos09:55 – Começa audiência para discutir reforma política08:07 – Comissão da Reforma Política realiza audiência pública nesta manhãReportagem – Rodrigo Bittar
Edição – Pierre Triboli