Comissão fará audiência sobre denúncia de fraude em licitação da EBC

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 23 de março de 2011 as 12:40, por: cdb

David RibeiroVanderlei Macris quer esclarecer denúncia de favorecimento em contrato de R$ 6,2 milhões.

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle vai realizar audiência pública sobre denúncia de irregularidades na licitação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que escolheu a empresa Tecnet Comércio e Serviços Ltda. para cuidar do sistema de arquivos digitais da entidade. A EBC é a empresa pública responsável por gerir a TV Brasil e as outras emissoras públicas de rádio e TV.

Foram aprovados nesta quarta-feira (23) três requerimentos referentes ao assunto: dois convidando a diretora-presidente da EBC, Tereza Cruvinel, para prestar esclarecimentos sobre a licitação e o contrato decorrente dela; e outro convidando o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, também para tratar da denúncia.

Os requerimentos são do deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP). Ele quer esclarecer matéria publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, em 9 de março, noticiando que auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) mostrou irregularidades na licitação, envolvendo uso de documentos falsos e favorecimento.

Cláudio Martins, filho do ex-ministro da Comunicação Social Franklin Martins, é funcionário da empresa Tecnet, que teria sido contratada por R$ 6,2 milhões. Segundo a matéria, o TCU concluiu que a Tecnet não poderia disputar a licitação, nem a EBC deveria ter aceito a sua participação.

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática já aprovou audiência pública sobre o mesmo assunto.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Daniella Cronemberger