Comissão estuda ampliação do transporte para escola especial

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 as 17:15, por: cdb

A recém-criada Comissão para a Ampliação do Sistema Integrado de Transporte para o Ensino Especial (Sites) fez a primeira reunião de trabalho nesta quarta-feira (25). Participaram representantes da Vice-Governadoria do Estado e das secretarias municipal e estadual da Educação.

O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba, Irajá de Brito Vaz, que coordena a comissão, apresentou na reunião os principais tópicos que serão estudados pelo grupo.

Foi tratada na reunião a ampliação do transporte especial e a implantação de novas unidades de escolas especiais nas áreas de expansão de Curitiba.

“Curitiba é modelo em transporte para o Brasil, não poderia ser diferente no atendimento a pessoas com deficiência, principalmente a crianças em idade escolar”, disse Irajá.

O Sites atende 2.429 alunos, matriculados em 36 escolas. Deste total de alunos, 1.111 se deslocam via terminal, enquanto outros 1.318 usam as chamadas linhas diretas do Sites, seguindo diretamente do bairro à escola.

Atualmente o Sites está integrado ao terminal Ângelo Antonio Dalegrave, que serve exclusivamente o transporte escolar especial. São 21 linhas que passam pelo terminal e outras 30 que fazem o percurso direto até as escolas.

A comissão para ampliação do Sites estudará a criação de mais um terminal exclusivo para aumentar a capacidade de atendimento às pessoas com deficiência de Curitiba.