Comissão de Canoas vai conhecer experiência caxiense com contêineres

Arquivado em:
Publicado Terça, 27 de Março de 2012 às 05:51, por: CdB

A Comissão de Coleta de Resíduos Sólidos do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Canoas - CDES (Conselhão) realiza nesta quarta-feira, 28, uma visita técnica de trabalho à Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (CODECA). Essa iniciativa visa conhecer e reunir subsídios para implementação desse processo de conteinerização em canoas.

Criada durante as reuniões do CDES, essa comissão visa contribuir para a qualificação e conscientização na implantação dos contêineres na cidade. Integram essa comissão os conselheirosEverton Alfonsin, Alencar Lottici, Ellen Neumann Bittencourt, Cristiane Tietze, Tarcisio Teixeira Cardoso, Luiz Claudio Gonçalves, José Alvarez Rocha e Luis Possebon (secretário executivo do CDES e titular da Coordenadoria Municipal de Integração Institucional).

Criado pela Lei 5.370 de 12 de janeiro de 2009,o CDES tornou-se um órgão de assessoramento imprescindível para o Governo Municipal de Canoas. Presidido pelo prefeito Jairo Jorge, esse coletivo reúne 50 representantes dos diversos segmentos da sociedade canoense, que realizam debates e apresentam propostas para o desenvolvimento econômico e social da cidade.

CODECA

A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (CODECA) foi fundada nos anos 70. A empresa atua nas áreas de limpeza urbana (coleta, varrição e capina), pavimentação e obras, comum quadro funcional de 1.058 pessoas. Em agosto de 2010 Em agosto, foi criado o Programa Catador Legal. Coordenado pela CODECA, essa iniciativa conta com parcerias de várias secretarias municipais.]

O Programa Catador Legal tem como metas combater o vandalismo contra os contêineres em conjunto com a comunidade e promover a inclusão social dos catadores. Atualmente, existem em Caxias do Sul 2,8 mil conteineres instalados (1,4 mil verdes/lixo orgânico e 1,4 mil amarelos/resíduo seletivo). O sistema abrange cerca de 900 quadras na área central e bairros adjacentes.

 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo