Comissão de Alto Nível da Unasul no Peru estuda situação no Paraguai

Arquivado em:
Publicado Segunda, 13 de Agosto de 2012 às 11:50, por: CdB

O Ministério das Relações Exteriores do Peru levou a conhecimento nessa segunda-feira que será instalado em Lima (capital) o Grupo de Alto Nível da União das Nações Sul-americanas (Unasul) para monitorar a situação no Paraguai e com o objetivo de definir seu trabalho de avaliação do país.

O anúncio foi feito pelo chanceler peruano, Rafael Roncagliolo, que acrescentou que, após a reunião, será apresentada uma declaração sobre os informes das missões diplomáticas que foram enviadas à Assunção (capital do Paraguai) desde que o presidente constitucional Fernando Lugo foi tirado de seu cargo após um breve julgamento político levado adiante pelo Congresso do país.

Roncagliolo acrescentou que a primeira reunião do grupo de Alto Nível será presidida pelo peruano Salomón Lerner e que as mesmas serão realizadas na sede do Ministério das Relações Exteriores.

A chancelaria peruana recordou que, em 29 de junho do ano passado, na Cúpula de Chefes de Estado da Unasul na cidade argentina de Mendoza (oeste da Argentina), foi decidida a suspensão do Paraguai da organização, a deposição que sofreu o seu então presidente Fernando Lugo.

Os governos da região rechaçaram a falta de um devido processo e de oportunidades de defesa no julgamento imposto ao mandatário em tempo recorde e isso provocou a suspensão inicial do Paraguai da Unasul como do Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Naquela época, os presidentes da Unasul concordaram em formar o Grupo de Alto Nível, que está integrado pelos embaixadores Glenn Alvares, de Surinam; Guillermo Patriota, do Brasil; Lorena Escudero, do Equador; Rodolfo Mattarollo, da Argentina e Arturo Fermandois, do Chile. Está prevista a presença do Secretário Geral do Bloco, o venezuelano Alí Rodríguez Araque.

A notícia é da TeleSUL.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo