O comércio eletrônico do Brasil faturou R$ 2,5 bilhões em 2005, marca que representa 45% de crescimento em relação ao ano anterior. A cifra registrada no ano passado estava dentro das expectativas da empresa de pesquisa e marketing on-line e-bit. Segundo a companhia, o aumento do uso da banda larga e a queda do dólar estão entre os fatores que contribuíram para esta alta.
No Natal de 2005, as lojas virtuais do país tiveram faturamento recorde de R$ 458 milhões - crescimento de 61% em relação ao mesmo período do ano anterior (15 de novembro a 23 de dezembro). Segundo a companhia, o faturamento esperado para este período era de R$ 420 milhões.
"No entanto, os resultados da pesquisa mostraram um crescimento quase 10% superior", afirma um comunicado da organização.
A categoria CDs e DVDs ficou com a liderança das vendas no Natal (19%), seguida por Livros e Revistas (16%) e Eletrônicos (16%). O crescimento desta última categoria, diz a e-bit, foi o destaque do Natal de 2005, isso porque, em 2004, ela respondeu por apenas 7% das vendas.