Comemorações pelo Dia da Mulher têm inicio na sexta-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 15:24, por: cdb

Um mês inteiro dedicado ao público feminino foi preparado pela prefeitura e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher para celebrar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. A programação envolve a Comulher (Coordenadoria de Políticas para a Mulher), Secid (Secretaria de Defesa da Cidadania), e ainda as pastas de Saúde, Cultura, Assistência Social, Esportes e Gestão.

As atividades começam sexta-feira (2), às 14h, com debate do tema ‘Políticas Públicas para Mulher’, na Câmara Municipal, com Rosângela Rigo, da Secretaria Especial de Políticas para Mulher, do governo federal. Às 17h, haverá abertura da Semana da Mulher e formatura do curso ‘Vistoriadoras de Contêineres’, no salão nobre da prefeitura. O curso foi promovido pelo Instituto de Capacitação Técnica Profissional, em parceria com a Comulher.

Sábado (3), às 9h, haverá a palestra ‘Mulher, você já pensou nisso?’, com Marlene Zamariolli, no Camps (Av. Washington Luís, 2, Vila Mathias). Para domingo (4) está marcada, às 9h, ginástica oriental lian gong e caminhada, na Praça das Bandeiras, Gonzaga. Das 18h às 22h, acontecerá o ‘Baile na Praia’, na Fonte do Sapo (praia da Aparecida), com repertório especial para as mulheres.

Dia 6, das 9h às 12h, em tenda nas praças Guadalajara (Morro da Nova Cintra) e José de Oliveira Lopes (Rádio Clube), serão distribuídos folhetos educativos sobre câncer de colo do útero. Na Prodesan, haverá homenagem às mulheres que se destacaram na cidade, às 19h. No dia 7, das 9h às 12h, a tenda com material sobre o câncer de colo do útero será montada na praça em frente à igreja Aparecida. Às 15h, no Consistório da Unisanta (Rua Oswaldo cruz, 277), o professor Jadir Albino abordará o tema ‘Despertar de um novo tempo – Ciência e Espiritualidade, e, às 19h30, homenagens a mulheres.

Na Igreja São Paulo Apóstolo (Rua Gaspar Ricardo, 226, José Menino), às 19h30, o vice-presidente do Comad (Conselho Municipal de Políticas sobre Tabaco, Álcool e outras drogas), Evandro Tavares de Almeida, enfocará ‘Drogas: início de um vício, fim de uma vida’, e às 20h, abertura da exposição ‘Palavra de mulher’, no shopping Praiamar, que vai até dia 15.

Dia 8
Na data comemorativa, às 10h, está programada palestra sobre saúde, aberta ao público, no Instituto da Mulher (Av.Conselheiro Nébias, 439). E ainda: às 15h, formatura do curso de camareiras na Fatto Brazil (Rua Euclides da Cunha, 105), às 19h, palestra do especialista em cirurgia buco-maxilo-facial Alessandro Silva, na UniSantos (Av. Conselheiro Nébias, 300). No mesmo horário, palestra sobre drogas na Igreja Santa Margarida Maria (Praça Júlio Dantas, 45).

Esporte
Os alunos matriculados nos centros esportivos da prefeitura também terão atividades especiais no dia 8. No da Zona Noroeste (Castelo), haverá a ‘Caminhada Mulher Nota Mil’, às 7h, sob supervisão de professores da Semes, do centro esportivo até a praia do Itararé (São Vicente). No M. Nascimento (Bom Retiro), haverá ‘Aulão aberto de hidroginástica’, às 11h, e no Rebouças (Ponta da Praia), ‘Manhã especial de atividades’, às 8h, com caminhada, alongamento e hidroginástica.

A programação segue até dia 30, com palestras, seminário, cursos, premiações, show e exposições. Apoio: Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Comissão Permanente dos Direitos da Mulher, Naclip (Núcleo de Arte e Cultura do Litoral), MAF (Movimento de Arregimentação Feminina), Clube Soroptimista Internacional de Santos e Internacional Santos-Praia, e Centro de Direitos Humanos da Baixada Santista.