Começam inscrições para o Universidade para Todos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 7 de novembro de 2005 as 11:21, por: cdb

A partir desta segunda-feira e até o dia 25 as instituições de ensino superior interessadas em aderir ao Programa Universidade para Todos (ProUni) devem se inscrever no Ministério da Educação (MEC).

O programa concede bolsas de estudo a alunos carentes de instituições de ensino superior privadas e oferece benefícios fiscais a essas faculdades.

Podem se inscrever as instituições que já participam do programa e as que ainda não aderiram.

As que já aderiram no ano passado têm apenas que emitir um termo aditivo, acessando o sistema computacional do ProUni, explicou Celso Carneiro Ribeiro, diretor de Modernização e Programas da Educação Superior do MEC.

A expectativa é que sejam oferecidas cerca de 100 mil bolsas de estudo integrais e parciais. As inscrições para os alunos começarão depois que terminarem as das universidades, em data ainda indefinida.

Para participar do programa, o estudante precisa preencher uma série de requisitos, entre eles ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola privada na condição de bolsista integral; comprovar renda familiar per capita mensal de até um salário mínimo e meio – R$ 450,00 – para concorrer à bolsa de estudo integral; e de até três salários mínimos – R$ 900,00 – para concorrer à bolsa parcial de 50%; escolher o curso em instituição não-pública que tenha aderido ao ProUni.

As adesões podem ser feitas na página eletrônica do MEC.