Começa no Rio Pré-Olímpico de boxe.

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 6 de abril de 2004 as 10:45, por: cdb

O Torneio Pré-Olímpico de boxe, última chance para os pugilistas das Américas tentarem uma vaga nos Jogos Olímpicos de Atenas, começa nesta terça-feira no Rio. A competição será realizada no mesmo local em que foi disputada a Copa do Mundo de ginástica e vai até domingo.

Houve recorde de inscrições e o torneio terá mais pugilistas do que nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003. Estão inscritos mais de 100 atletas de 29 países das Américas, que lutarão por uma das 20 vagas em 11 categorias de peso. As lutas eliminatórias, desta terça-feira até sábado, serão disputadas a partir das 16h. As finais, no domingo começam a partir das 10h30.

Os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em agosto do ano passado, serviram como primeiro torneio classificatório para Atenas. A segunda competição qualificatória foi o Pré-Olímpico de Tijuana, no México, em março. Em cada disputa foram distribuídas 20 vagas.

No Rio de Janeiro será o mesmo. Iniciando na fase de oitavas-de-final, os pugilistas serão divididos em chaves. Garantirão a vaga olímpica o campeão e o vice nas categorias mosca ligeiro (-48kg), mosca (-51kg), galo (-54kg), pena (-57kg), leve (-60kg), meio médio ligeiro (-64kg), meio médio (-69kg), médio (-75kg) e meio pesado (-81kg). Somente o campeão nas categorias pesado (-91kg) e super pesado (+91kg) estará classificado.

Com dez vagas, Cuba foi o país que garantiu maior número de atletas até o momento. Os Estados Unidos vêm logo atrás, com oito representantes. México (cinco), Porto Rico e República Dominicana (quatro), Canadá, Colômbia e Venezuela (dois), Haiti e Brasil (um) foram os outros países que conseguiram a classificação olímpica.