Começa em Brasília treinamento para nivelar conhecimentos de policiais

Arquivado em:
Publicado Segunda, 10 de Janeiro de 2005 às 12:11, por: CdB

A Força Nacional de Segurança Pública deu início nesta segunda-feira, na Academia Nacional de Polícia, em Brasília, à formação da oitava turma de Instrução de Nivelamento de Conhecimento. Participam da turma policias militares, bombeiros militares e policiais rodoviários federais.

Durante duas semanas, 408 homens e 72 mulheres terão aulas de direitos humanos, técnicas de abordagem e patrulha, primeiro socorros e socorros de urgência para atuação na área de defesa civil.

De acordo com o coordenador da turma, coronel Aurélio Ferreira Rodrigues, desde agosto do ano passado, quando a Força Nacional de Segurança Pública foi criada, 1.422 policiais já receberam a instrução. Ferreira informou que o objetivo da instrução é "nivelar o conhecimento entre as policias militares e os corpos de bombeiros militares de todo o país, para que se possa ter uma linguagem unificada na atuação junto ao cidadão".

O coronel lembrou que a primeira atuação da força foi em dezembro do ano passado, em Vitória (ES), "em parceria com a Polícia Militar daquele estado". Segundo Ferreira, esse tipo de atuação não se caracteriza por interferência nas organizações policiais dos estados que pedem ajuda, mas sim, por um trabalho conjunto.

- A ajuda é efetivada por solicitação do Poder Executivo estadual ao presidente da República, que repassa o pedido ao Ministério da Justiça - disse. Nesses casos, explicou ele, a coordenação geral da tropa é do comando da Polícia Militar local "por uma questão de ética e por não se tratar de interferência".

A Força Nacional de Segurança Pública foi criada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para ajudar os estados no combate à violência. A idéia é que a tropa atue apenas em situações emergenciais ou quando for detectada a urgência de reforço na área de segurança pública estadual.

A meta do governo federal é formar 4,5 mil homens e mulheres até dezembro de 2005. Até o final do atual governo, a expectativa é de que tenham sido treinados mais de 10 mil policiais para atuar em ações especiais de emergência

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo