Começa eleição para presidente do Azerbaijão

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 15 de outubro de 2003 as 05:23, por: cdb

Os eleitores do Azerbaijão começaram nesta quarta-feira a escolher um novo presidente numa eleição em que se espera a transferência do poder do dirigente Haydar Aliyev para seu filho, na primeira sucessão de dinastia na ex-república soviética.

É praticamente certo que Ilham Aliyev vai ganhar o pleito devido ao longo mandato estratégico de seu pai, que tem sido a força dominante do país desde o fim dos anos sessenta.

O filho, um playboy que se tornou político, é o franco favorito para derrotar sete rivais na corrida pela Presidência, enquanto o pai permanece sob tratamento numa clínica americana para o coração e para os rins.

Grupos ocidentais de direitos humanos disseram que a campanha presidencial foi marcada pela violência e intimidação. Alguns observadores disseram que Aliyev Jr. recebeu apoio injusto do governo e dominou a cobertura da mídia.

As seções eleitorais abriram às 8h (meia-noite de Brasília). Aliyev Jr., de 41 anos, precisa de pelo menos 50% dos votos para vencer a disputa no primeiro turno.