Começa a obra do quartel de bombeiros do Fundão

Arquivado em:
Publicado Quarta, 23 de Novembro de 2005 às 11:52, por: CdB

A Secretaria de Defesa Civil e a Universidade Federal do Rio de Janeiro promovem solenidade amanhã, às 11h, para marcar o início das obras de construção de uma unidade operacional do Corpo de Bombeiros e do Centro de Instrução de Brigadas de Incêndios Especiais (CIBIE) na Cidade Universitária, Ilha do Fundão.

O lançamento do projeto será na Alameda Bauhinia, onde já funciona um posto dos bombeiros, e terá a presença do secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Alberto de Carvalho, e do reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira.

Além da abertura oficial das obras, será assinado o aditamento referente à adesão de novas empresas e a renovação do convênio que deu origem ao projeto, que conta também com a participação da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB), instituição responsável pela execução das obras.

A previsão é que a nova unidade seja inaugurada em julho de 2006, na semana de comemoração dos 150 anos da corporação.

O objetivo futuro do projeto é desenvolver um pólo tecnológico, intelectual e operacional composto pela unidade de bombeiro militar, mais o CIBIE, o Instituto Tecnológico de Defesa Civil (ITDEC), a Escola de Defesa Civil (EsDEC) e a Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II (ABMDP II), abrangendo área esportiva com quadras e piscina e outra área de convivência com pátio civil.

O programa é diversificado, com setores laboratorial, técnico, educacional, administrativo e esportivo, acomodações, serviços, estacionamento, apoio ao público e pátio cívico. Lanchonete, auditórios e biblioteca também fazem parte do programa.

A unidade que vai ser construída visa a diminuir o tempo-resposta de atendimento aos socorros na Ilha do Fundão e adjacências, bem como nas vias expressas e na Avenida Brasil.

O CIBIE terá treinamentos de combate a incêndio, resgate e primeiros socorros. Além disso, haverá treinamento e formação em Offshore Petroleum Training Fire, bem como em combate a incêndios em aeronaves e embarcações.

Em 2003, a Secretaria de Defesa Civil não só elevou o Quartel de Bombeiros da Ilha do Governador à condição de 19º Grupamento, aumentando seu efetivo e renovando a frota, mas principalmente reativou a idéia de uma unidade de bombeiro militar junto à Ilha do Fundão.

A partir de parceria com a UFRJ, a secretaria recebeu área de cinco mil metros quadrados, onde hoje funciona o 3º Posto Avançado de Bombeiro Militar (3º PABM - Ilha do Fundão), inaugurado em 29 de outubro daquele ano.

Durante a solenidade, foi lançada a pedra fundamental do Instituto Tecnológico de Defesa Civil (ITDEC).

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo