Comdema empossa membros para o novo biênio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de março de 2012 as 14:18, por: cdb

O Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Comdema), fórum colegiado formado por representantes de instituições públicas e da sociedade civil organizada, que tem como missão discutir e deliberar sobre as questões ambientais da cidade de Manaus, realizou nesta quinta-feira (1) a 67a Reunião Ordinária com a finalidade de empossar os membros conselheiros escolhidos para o biênio 2012/2014. Presidido pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra, o conselho teve a maioria dos membros reconduzida ao cargo.

Marcelo Dutra ressaltou a relevância do conselho como instância deliberativa com a responsabilidade de tomar decisões importantes e em sintonia com o que há de mais moderno nas discussões ambientais, sem perder de vista as demandas da sociedade. Ele destacou, entre outras realizações do Comdema, a aprovação de resoluções normativas como a que dispõem sobre as regras da arborização urbana e a criação de áreas protegidas na cidade de Manaus.

O secretário executivo do Comdema, Rodrigo Junqueira, enfatizou a produtividade do mandato que encerrou no ano passado. “Conseguimos dar andamento a todos os processos que estavam em pauta e zeramos o passivo de processos anteriores a nossa gestão”, afirmou ele. Foram realizadas 12 reuniões entre março e dezembro de 2011, entre ordinárias e extraordinárias, em que foram julgados 53 processos. Da totalidade de conselheiros a serem empossados (20), Junqueira informou que ainda faltam a indicação de posse para os membros de quatro instituições para que os trabalhos possam ser reiniciados.

O Comdema é composto pela Semmas, Câmara Municipal de Manaus, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Secretária Municipal de Infra-Estrutura (Seminf), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (Ifam), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Procuradoria Geral do Município (PGM), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e Ibama.

Entre as associações comunitárias e organizações não-governamentais integrantes do conselho, estão a Federação Comunitária do Estado do Amazonas (Fecoam), a ONG Nação Mestiça e Associação dos Caboclos Ribeirinhos da Amazônia.