COMCIDADE recebe novos membros para o biênio 2011-2013

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 15:04, por: cdb

A Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável, realizou nesta quarta-feira, 29, no miniauditório do Centro Administrativo, a posse dos membros do Conselho Municipal da Cidade de Anápolis (COMCIDADE) com mandato de 2011 a 2013. O evento contou com a presença do prefeito Antônio Gomide, do vice-prefeito João Gomes, do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável e presidente do COMCIDADE, Clodoveu Reis, do vereador João Feitosa, além de membros do Conselho e demais participantes. Na ocasião, Antônio Gomide deu posse aos conselheiros assinando o livro de ata.

O Conselho Municipal da Cidade de Anápolis é um cumprimento da lei nº 3.379. Composto por 56 membros, entre titulares e suplentes – sendo 28 representantes do poder público e igual número de membros da sociedade civil organizada e dos movimentos populares – o órgão é responsável pelo planejamento urbano do município, em questões referentes à política de gestão do solo urbano, de habitação, de saneamento ambiental, de mobilidade e transporte urbano, em todo território de Anápolis.

Clodoveu Reis agradeceu a participação dos conselheiros durante o último mandato e deu boas vindas aos novos membros. O secretário destacou a importância do Conselho para a cidade e afirmou que o trabalho desenvolvido foi bastante produtivo, marcado por um espaço de diálogo e debates. “A cidade vive hoje um momento muito rico e especial, e por isso a importância do Conselho que nos permite discutir os problemas e buscar soluções para melhorar em todos os aspectos”, disse.

Dentre suas funções, o Conselhopromove a integração da Política Municipal de Planejamento Urbano do Município com os níveis estadual e nacional. Os trabalhos do órgão contam ainda com a participação da comunidade na elaboração de políticas, planos e programas voltados para o desenvolvimento urbano, habitacional, de saneamento ambiental e de mobilidade e transporte urbano, no âmbito do município.

 

Para a gerente da Saneago, Tânia Valeriano, fazer parte do órgão foi uma experiência muito produtiva. Segundo a conselheira, o COMCIDADE atua como elo promovendo a integração entre as entidades e empresas envolvidas na prestação de serviços de infraestrutura urbana. Tânia salientou ainda que neste novo mandato é preciso fortalecer o debate promovendo maiores discussões. “A ideia é trabalhar para que os problemas sejam resolvidos com o foco principal que é satisfazer os anseios da população. Convoco a todos para, ao longo do ano, discutir com mais afinco e buscar soluções para que os problemas não aconteçam”, completou.

De acordo com o prefeito Antônio Gomide, o COMCIDADE é de extrema importância, pois promove a capacitação dos conselheiros para o acompanhamento do desenvolvimento urbano de Anápolis. “O Conselho possui vida ativa e pode dar uma colaboração muito grande no desenvolvimento urbano da nossa cidade”, salientou.

O prefeito afirmou que este é um momento muito bom não só para a administração, mas para todos os setores da cidade. “Você convive nos bairros, nas escolas ou nos postos de saúde e percebe a satisfação da população. Percebe que a cidade está com uma energia diferente”, disse. Segundo Antônio Gomide, dar posse a pessoas que querem colaborar com o desenvolvimento da cidade é um passo muito importante, uma forma de conversar e tomar direções para melhorias da cidade. “Vamos debruçar sobre os problemas e buscar soluções. Tudo isso se torna ainda mais eficaz com a ajuda do COMCIDADE”, finalizou.