Comandantes são substituídos na marinha chinesa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 13 de junho de 2003 as 04:08, por: cdb

O recente acidente com um submarino da Marinha chinesa no norte do País, que matou 70 marinheiros, provocou a substituição de vários comandantes da força.

A Marinha do Exército Popular de Libertação (APL) será comandada agora por Zhang Dingfa, que ocupava o posto de subcomandante da força.

A comissão militar central nomeou Zhang Dingfa para o lugar de Shi Yunsheng, 63 anos, revela a imprensa de Pequim citando a agência Nova China. Hu Yanlin também foi nomeado pela comissão militar para o cargo de Yang Huaiqing, até então comissário político da Marinha.

As mudanças foram aprovadas pelo Comitê Central do Partido Comunista Chinês, destacou a Nova China. O jornal Wen Wei Po de Hong Kong revela que o comandante da frota do norte, Ding Yiping, foi substituído por Zhang Zhannan, ex-encarregado da área de formação e treinamento do APL.

Conforme os especialistas, as mudanças são conseqüência da catástrofe do Golfo de Bohai, no norte do país, onde em 2 de maio passado um acidente com um submarino convencional do tipo 361 matou 70 marinheiros.

O submarino participava de exercícios na região das ilhas Neichangshan, na província oriental de Shandong, quando sofreu problemas mecânicos não especificados, segundo a imprensa chinesa.