Coluna do Sérgio Nogueira Lopes

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 15 de fevereiro de 2005 as 12:31, por: cdb

 Espertinhos
Um dos desafios para o novo presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, é resolver a questão dos chamados apartamentos funcionais, que  ficam à disposição dos deputados. Cerca de 50% desses imóveis estão  desocupados. Os parlamentares preferem  a verba de habitação que usam livremente. No Brasil não existe aptos funcionais para trabalhadores, aposentados ou desempregados. No 1º mundo não existe aptos funcionais para deportados e
 servidores.
 
 
Santa Tecla
Os internautas já têm uma padroeira. É Santa Tecla. Era uma jovem espanhola, rica e   caridosa, contemporânea de Jesus Cristo. Foi ela quem libertou Paulo de  Tarso do cárcere e com ele seguiu o caminho da evangelização. Santa Tecla  está sendo venerada numa capela virtual, em que é possível pedir-lhe que  resolva problemas com o computador. Seu site é
 www.santatecla.org. Basta um neurônio para ter acesso à capela.
 
 
Longevidade
Um estudo conjunto do Instituto de Biologia da Dinamarca e da  Universidade de Regensburg (Alemanha) demonstra que as formigas rainhas  sexualmente ativas têm expectativa de vida superior à de suas  companheiras inativas. Infelizmente, o resultado nada  tem a ver com a espécie humana, cuja longevidade depende de muitos outros  fatores. A propósito quantos milhões custa uma pesquisa como essa?
 
 
Franqueza
Dom Paulo Evaristo Arns, sem  meias-palavras, disse que “É hora  de João Paulo II renunciar”, assinalando que a  realidade está complexa demais para a saúde debilitada do pontífice. O  arcebispo sabe que, mesmo que o Papa esteja  incapacitado, a Igreja não pode destituí-lo. Assim, João Paulo II não  renunciará e seguirá na missão até o dia de sua morte. 
 
Enriquecimento
O Brasil é praticamente imbatível em duas modalidades: futebol masculino  e taxa de juros. De acordo com a pesquisa mensal do Procon de São Paulo,  os juros ao consumidor continuam subindo. O levantamento, realizado nos  dez maiores bancos, mostra que a taxa média para empréstimo pessoal é de  5,25% ao mês, ou seja, 84,68% ao ano. Levando-se em conta que a
 inflação  anual foi de apenas 7,6%, não há dúvida de que os bancos estão cometendo  crime de enriquecimento ilícito no Brasil, amparados pelo Estado. Os juros subirão ainda mais porque deles dependem as contas públicas e tal estabilidade financeira para sustentar um Estado improdutivo e gastador.
 
 
Passivo
O senador Sibá Machado, que é suplente da ministra do Meio  Ambiente, Marina Silva, faz questão de esclarecer que o Acre só é  responsável por menos de 1% da fumaça detectada em seu território, em  função das queimadas. Os maiores responsáveis pelo fumacê sobre o Acre  são a Bolívia e os estados do Mato Grosso e Rondônia. “O Acre pode ser  considerado o fumante passivo da Amazônia”, diz Siba, muito orgulhoso. Uma idéia para o Senador: iniciar uma campanha para suprimir os Estados de Mato Grosso e Rondônia e declarar guerra à Bolívia. Isto só fará bem a humanidade e o Senador poderá ser reeleito.
 
 
Baixarias
Quando acabar o recesso, a Câmara dos Deputados decidirá sobre  o projeto  que cria o Código de Ética, o Conselho de Acompanhamento da Programação  de TV e a Comissão Nacional pela Ética na Televisão. Proposto pelo  deputado Orlando Fantazzini (PT-SP), o principal objetivo do projeto é  acabar com as baixarias que hoje  infestam a programação da TV brasileira.  Por outro lado um projeto para investir maciçamente em educação poderia elevar o nível da população que passaria a escolher melhor os seus programas.