Colegiado da Assistência Social se reúne nesta quarta em São Paulo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 07:43, por: cdb

Colegiado da Assistência Social se reúne nesta quarta em São Paulo

28/02/2012 – 10:39

  

Bel Buzzo Alonso

 

A próxima reunião da Frente Paulista de Dirigentes Públicos Municipais da Assistência Social/ Colegiado Estadual de Gestores da Assistência Social (Coegemas-SP) acontece nesta quarta-feira, dia 29 de fevereiro, no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo.

 

A secretária municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, Darci da Silva, que representa o município de Campinas nesse colegiado, adianta que está previsto para esta data, além da pauta geral, a participação do governador Geraldo Alckimin, que deve anunciar o aumento de repasse de recursos do Estado para os municípios.

 

“Esse fato é muito importante para os municípios do nosso Estado que há mais de oito anos permanecem com o mesmo valor de repasse estadual para custeio das ações de Assistência Social,” informou Darci.

 

Conforme a secretária, no município de Campinas o valor de repasse do Estado era de R$ 1.314.200,00 e terá um aumento de R$ 1.266.000,00 que equivale a 96% do valor total dos repasses atuais do estado.

 

Frente Paulista/Coegemas – SP

 

A Frente Paulista/ Coegemas é um colegiado que reúne os dirigentes públicos municipais da Assistência Social dos municípios do Estado de São Paulo mantendo o intercâmbio com o Governo do Estado, com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e entidades estaduais e nacionais, representando os municípios do Estado junto às esferas citadas, fortalecendo, dessa forma, sua representação nos conselhos, comissões e colegiados.

 

Tem entre seus objetivos implementar a Assistência Social como Política de Seguridade Social, de acordo com a Constituição Federal e a Lei do SUAS – Sistema Único da Assistência Social, colaborando com os conselhos e prefeituras na concretização dos planos e diretrizes na esfera local e demais esferas de governo.

 

Outra ação do colegiado é assessorar a implantação de programas e projetos sociais nos municípios, em colaboração com entidades públicas ou privadas , além de desenvolver estudos, pesquisas, cursos, reuniões, seminários, trabalhos vinculados à área da Assistência Social.