COI inicia visita a cidades candidatas a sediar Olimpíadas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 1 de fevereiro de 2005 as 11:55, por: cdb

Os holofotes olímpicos se voltarão para Madri nesta semana quando a comissão de avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) começa a inspeção pelas cinco cidades que tentam ser palco dos Jogos de 2012.

A equipe de especialistas, encarregada de examinar as aspirantes – Madri, Londres, Nova York, Paris e Moscou – irá viajar para a capital espanhola na primeira etapa de uma jornada que irá decidir qual candidatura será bem-sucedida. Nas próximas sete semanas, a comissão ficará quatro dias em cada cidade. A vencedora será anunciada em sessão do Comitê Olímpico Internacional, em Cingapura, no dia 6 de julho.

A equipe, que tem 12 integrantes e é liderada pelo marroquino Nawal El Moutawakel, campeão dos 400m com barreiras nos Jogos de 1984, irá se encontrar com os chefes das candidaturas e governantes locais durante as visitas. As opiniões dos inspetores deverão ser anunciadas em maio. Os membros do COI estavam proibidos de visitar as cidades desde o escândalo que envolveu a cidade norte-americana de Salt Lake City em 1998 e 1999.

A equipe irá visitar Madri de 3 a 6 de fevereiro, Londres de 16 a 19 do mesmo mês, Nova York entre os dias 21 e 24, Paris de 9 a 12 de março e Moscou de 14 a 17 do mesmo mês.
A comissão já analisou os dossiês das candidaturas, que destacam cada detalhe das propostas para sediar os Jogos. Os volumosos livros foram apresentados em novembro.

Embora o relatório da comissão tenha muito peso, os membros do COI não precisam manter as recomendações. Fontes próximas ao processo de escolha acreditam que a votação em Cingapura será uma das mais acirradas da história e que cada pequeno detalhe pode ser a chave para a vitória.