Coalizão teve muitos progressos no Iraque, diz Blair

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 27 de março de 2003 as 14:55, por: cdb

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, disse esta quinta-feira que as forças miltares comandadas pelos Estados Unidos obtiveram muitos progressos em uma semana de guerra no Iraque.

“Em uma semana tivemos muitos progressos”, disse Blair numa entrevista coletiva conjunta com o presidente americano, George W. Bush, em Camp David, Maryland, a residência de campo presidencial.

O primeiro-ministro britânico indicou que as tropas da coalizão estão a 80 km de Bagdá e danificaram severamente os sistemas de comando e controle iraquianos.

“Em menos de uma semana preservamos os poços de petróleo e as usinas, protegemos este recurso e esta riqueza para o povo iraquiano e temos evitado catástrofes ecológicas”, acrescentou Blair.

“Neutralizamos a capacidade do Iraque de inicaiar uma agressão a partir de suas fronteiras no oeste” do país, disse em alusão aos disparos de mísseis Scud contra Israel a partir dessa região durante a primeira guerra do Golfo de 1991. Trinta e nove desses mísseis atingiram o território israelense.

Indicou que as forças anglo-americanas sitiaram Basra (sul), que o porto de Umm Qasr estava sob controle e que “isso abria a porta à distribuição da ajuda humanitária no país”.