CNI diz que manutenção da Selic em 7,25% garante investimentos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de novembro de 2012 as 19:05, por: cdb

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
        
Brasília – A manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 7,25% é decisiva para garantir a confiança do empresário e estimular os investimentos, de acordo com nota divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) tão logo o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou a decisão.

De acordo com a CNI, a manutenção dos juros em um patamar reduzido é importante no cenário atual, em que não há riscos expressivos de alta da inflação e a recuperação da atividade produtiva ainda não se consolidou.

A entidade lembra ainda que, com juros básicos reduzidos, as ações da política de financiamento devem se concentrar na queda dos custos dos empréstimos, na redução dos spreads bancários [diferença entre o que os bancos pagam aos aplicadores e os que cobra dos tomadores] e na ampliação do crédito.

Segundo a CNI, os efeitos benéficos da queda dos juros básicos chegará aos tomadores finais de recursos. “Essa é a vertente financeira da redução dos custos de produção, crucial à retomada do investimento e do crescimento sustentado”.

 

Edição: Aécio Amado