CNBB quer reforma política que fortaleça plebiscitos e referendos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 24 de março de 2011 as 07:35, por: cdb

Clique na imagem acima e assista ao vivo. Envie pergunta para pergunte@camara.gov.br

O vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), arcebispo dom Luiz Soares Vieira, afirmou que a reforma política em discussão no Congresso Nacional, em especial na Câmara, precisa ser pautada no fortalecimento dos instrumentos de democracia direta, como plebiscitos e referendos, e no resgate da legitimidade dos representantes políticos. O vice-presidente da CNBB participa neste momento de audiência pública da Comissão Especial da Reforma Política.

Dom Luiz Soares Vieira disse que o modelo representativo praticado atualmente no Brasil “está se esgotando”. “É preciso ter coragem para revitalizar a democracia brasileira, é preciso uma reforma que dê alento, aperfeiçoe a democracia direta. Temos instrumentos constitucionais para isso”, declarou.

O arcebispo também defendeu o financiamento público exclusivo das campanhas políticas, o fim das coligações para eleições proporcionais e a aprovação das listas fechadas partidárias para evitar a entrada de “aventureiros” na política.

A audiência está sendo transmitida ao vivo pela internet e pela Agência Câmara. Os internautas podem fazer perguntas aos participantes pelo email pergunte@camara.gov.br. O evento ocorre no plenário 2.

Tempo real:09:55 – Começa audiência para discutir reforma política08:07 – Comissão da Reforma Política realiza audiência pública nesta manhãReportagem – Rodrigo Bittar
Edição – Pierre Triboli