Cleyde Yáconis é a vencedora do Prêmio Jorge Amado 2003

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 22 de julho de 2003 as 20:10, por: cdb

A atriz Cleyde Yáconis é a vencedora do Prêmio Nacional Jorge Amado de Literatura e Arte de 2003, este ano dedicado ao teatro.
 
Ela foi escolhida por unanimidade pelo juri composto pelos jornalistas Barbara Heliodora, Macksen Luiz, Beth Néspoli, Alberto Guzik e pelo secretário da Cultura do Estado da Bahia, Paulo Gaudenzi. O prêmio, de R$ 100 mil, será entregue no dia 8 de agosto, no Teatro Castro Alves, na Bahia.

Nascida em Pirassununga, São Paulo, em 1923, a atriz superou na escolha do juri figuras mitológicas do teatro, como Paulo Autran, Sérgio Britto, Fernanda Montenegro e Bibi Ferreira. Ela agradeceu a homenagem emocionada.
 
– Beijo de longe a Bahia pelo reconhecimento. Acho que a premiação mostra que escolhi o caminho certo ao me dedicar a um repertório de qualidade, ao não contribuir para o emburrecimento do país – diz.

Oferecido pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e Turismo, a premiação é a maior do país na área cultural. A edição do ano passado foi dedicada à literatura e laureou o escritor Ariano Suassuna. No ano que vem, o prêmio será dedicado à música clássica.