Ciro Nogueira manifesta preocupação com situação do rio Parnaíba 

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 22 de março de 2011 as 14:10, por: cdb

No Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira (22), o senador Ciro Nogueira (PP-PI) lembrou ter apresentado requerimento ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, solicitando informações sobre a situação do rio Parnaíba, no Piauí. Após receber as respostas, o parlamentar pretende propor soluções para minimizar o impacto do desmatamento das margens e do lançamento de esgoto sobre o rio, que em sua opinião está “agonizante”.

Segundo o senador, apesar da importância do rio para o estado, isso não impediu a sua degradação em um nível que desperta preocupação, com o crescente desmatamento e o avanço do assoreamento. Ele afirmou que são visíveis a diminuição do volume de água e o desaparecimento de animais.

Ciro Nogueira deseja que o ministério informe se existe estudo sobre a atual situação de navegabilidade do rio Parnaíba, e em caso positivo, quais seriam suas conclusões. O senador também quer saber se existe previsão de construção de barragens no rio e em que lugares estas seriam instaladas, bem como estimativas de valor, cronogramas de execução e estudos de impacto ambiental.

O senador solicitou ainda informações sobre previsão de dragagem do rio Parnaíba e projetos que contribuam especificamente para a revitalização do rio.

Da Redação / Agência Senado