Ciro Gomes visita pólo fruticultor no Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 19 de novembro de 2005 as 14:55, por: cdb

O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, e o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, assinam na próxima segunda-feira, dia 21, em Porciúncula, convênio para a expansão do pólo de fruticultura das regiões Norte e Noroeste fluminenses, que prevê o início da produção de pêssego e a expansão do cultivo do abacaxi. O governo federal vai destinar para os dois projetos, num prazo de 360 dias, R$ 1,168 milhão a serem aplicados na construção de viveiros para o plantio de mudas certificadas, em assistência técnica a produtores e na compra de máquinas e equipamentos.

O pólo de fruticultura das regiões Norte e Noroeste do estado, lançado e desenvolvido pelo Sistema Firjan, desde 1997, será diversificado com a produção de pêssego, inexistente na agricultura fluminense. A partir da identificação da conjugação adequada de solo e clima em Porciúncula e Varre-Sai, o projeto será executado nesses dois municípios com produtores rurais,  donos de pequenas propriedades exploradas pelas próprias famílias, em sua maioria.

O cultivo dominante em ambos os municípios é o do café, característica que possibilita a diversificação em outras culturas, além de a mão-de-obra ser adaptável à fruticultura. Serão construídos viveiros de mudas certificadas, em terreno cedido pela Prefeitura de Porciúncula, para serem distribuídas aos produtores interessados na produção de pêssego para processamento nas agroindústrias da região e para o mercado “in natura”.

Inicialmente o viveiro, em Porciúncula, produzirá 22 mil mudas de pêssego, aumentando para 45 mil mudas a partir do terceiro ano. A área de plantio a ser explorada é de 110 hectares, envolvendo cerca de 60 produtores rurais, que receberão consultoria tecnológica para aproveitar as mudas de maneira eficaz. A estimativa é de uma produção de 1,4 mil toneladas de pêssego que deverão ser adquiridas por agroindústria localizada no Espírito Santo.