Ciro Gomes pretende criar nova instituição para substituir Sudam

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 20 de março de 2003 as 11:26, por: cdb

O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, disse nesta manhã de quinta-feira que pretende criar um novo órgão para substituir a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), extinta no governo Fernando Henrique Cardoso em decorrência de fraudes na liberação de verbas federais. A nova instituição englobaria também a Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA).

“Essa nova instituição não pode nascer com vícios que no passado oneraram os instrumentos de incentivos ao desenvolvimento da região pela corrupção, pelo desvio e também pela concentração de renda”, afirmou o ministro, que participa, neste momento, de audiência pública na Comissão da Amazônia e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados.

Ao todo, 571 projetos, orçados em R$ 1,6 bilhão, ficaram parados com a extinção da Sudam. O ministro irá criar uma comissão de trabalho para discutir a estrutura do novo órgão que será responsável por avaliar os projetos e definir os que serão retomados. O ministro garantiu, ainda, que cerca de R$ 184 milhões que estão indisponíveis deverão ser liberados com a retomada do processo de fiscalização.