Circuito Cultural recebe mostra de projetos do Território da Paz São Pedro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de março de 2012 as 11:35, por: cdb

Publicada em 27/03/2012, às 14h35

Por Brunella França

Circuito Cultural recebe mostra de projetos do Território da Paz São Pedro

Fernanda Neves Gomes

A mostra tem o objetivo de apresentar as produções artísticas e culturais desenvolvidas por moradores do Território da Paz de São Pedro

Apresentações culturais, exposição de fotos e lançamentos dos vídeos e livro produzidos no Território da Paz de São Pedro.

Os resultados alcançados nos 20 projetos contemplados pelo Edital Mais Cultura de apoio a Microprojetos para os Territórios da Paz de 2011 serão apresentados na Mostra Cultural dos Microprojetos Mais Cultura no próximo dia 3 de abril, a partir das 19 horas, no Espaço Multiuso Circuito Cultural em São Pedro.

A mostra tem o objetivo de apresentar as produções artísticas e culturais desenvolvidas por moradores do Território da Paz de São Pedro. Esses projetos estimulam a autonomia de participação dos artistas locais via edital, fortalecendo o acesso à cultura e às artes por meio da criação e produção próprias.

“Certamente, só o fato de termos 20 pequenos projetos aprovados e executados já mostra resultados satisfatórios, alem do que as possibilidades que vão surgindo a partir dessa iniciativa são extraordinárias para esses artistas em atividade produtiva”, destaca o secretário municipal de Cultura, Alcione Pinheiro.

A coordenadora do Circuito Cultural, Lena Cogo, conta que foram várias conversas com a comunidade e os artistas do Território da Paz de São Pedro para esclarecer essa nova possibilidade que a política pública de Vitória realiza em parceria com o Governo Federal.

“Nosso papel foi mostrar o que estava se tornando possível a toda a comunidade de São Pedro, definido como Território da Paz, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Após essas reuniões, tivemos um retorno maravilhoso”, comemora.

Um dos pontos mais importantes a se destacar, de acordo com Alcione Pinheiro, é o fato dessa parceria do município com o governo Federal por meio de edital público fomentar a produção e promover o acesso aos bens culturais, sem perder a continuidade. “A riqueza cultural da Região de São Pedro é imensa”, lembra o secretário municipal de Cultura.

Os 20 projetos contemplados são: Cine Clube Sem Saída – Núcleo de Ação Audiovisual; A Arte da Cultura; Crescendo com a Dança; Capoeira Comunidade São Pedro; Espetáculo Dumang; Marca da Paz PWR; Ressignificando São Pedro Lugar de Toda Pobreza; Funk da Paz; Ponto de Registro e Manifestações Culturais; Livro “A leoa e o escorpião”; Registro Cultural da Grande São Pedro; Homenagem a São Pedro; 2º Circo em cena; Bonecas Negras Fulô do Cabelo de Pixaim.

Serviço
Mostra Cultural dos Microprojetos Mais Cultura Território da Paz São Pedro
Atrações:
apresentações culturais, exposição de fotos e lançamentos dos vídeos e livro produzidos pelos artistas contemplados no edital
Quando: terça-feira, 3 de abril, a partir das 19 horas
Onde: Espaço Multiuso Circuito Cultural, Rodovia Serafim Derenzi, 4.783, Redenção.
Mais informações: (27) 3132-2211
Entrada gratuita.

Com edição de Deyvison Longui