CIPAVE apresenta programa para 2012

Arquivado em:
Publicado Quarta, 28 de Março de 2012 às 12:17, por: CdB

Na última terça-feira (28), foi realizada uma reunião com diretores da Escolas da Rede Municipal sobre CIPAVE (Comissões Internas de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar) programa coordenado pela Secretaria Municipal da Educação e Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social.

O objetivo da atividade foi levar ao conhecimento das equipes diretivas atividades executadas pelos 5 eixos que integram o Programa CIPAVE (12º BPM – Batalhão de Polícia Militar, Polícia Federal, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade, 5º CRB - Comando Regional de Bombeiros) no ano letivo de 2012.

Entre as ações projetadas destaca-se: palestras a prevenção ao uso de drogas, pintura de muros, patrulha mirim, atendimento às escolas conforme rotina do patrulhamento escolar, visitação à Secretaria Municipal de Trânsito, ao 12º BPM e ao Comando Regional de Bombeiros, Transporte e Mobilidade, oficinas de primeiros socorros básicos e operativos, workshop para professores, atendimento pré-hospitalar e evacuação de local (simulação). Na ocasião cada eixo indicou suas atividades para o ano e ouviu a demanda as equipes diretivas.

Na oportunidade, a advogada e presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Eliana Giusto, falou sobre a comunicação não violenta, o que inclui o projeto de Mediação na escola. A ação objetiva instruir as escolas sobre noções gerais de mediação, bem como da sua eficácia. “Mediação é uma forma de gerenciar conflitos oriundos das relações escolares”, destaca a advogada.

Na proposta constam noções fundamentais da mediação, área de atuação da mediação, diferença entre as formas de abordagem de conflitos, comunicação não violenta, o ambiente físico e avaliação sobre mediação. Para Eliana quando o conflito não é totalmente resolvido, ele permanece lá. “Para uma boa mediação é necessário técnica, ética e um olhar amoroso”.

Ao final da atividade, os diretores conferiram o CIPAVE Móvel, veículo doado pela Polícia Federal e transformado em sala de aula itinerante, que possui TV multimídia, bancos e mesas para desenvolver atividades pedagógicas com ludicidade. O CIPAVE Móvel irá percorrer junto aos seus eixos, as escolas municipais devidamente agendadas.

Estavam presentes a reunião a secretária municipal da Educação, Jaqueline Marques Bernardi, o diretor geral da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, coronel José Francisco Barden da Rosa, a coordenadora da CIPAVE, Raquel Maffessoni, representantes dos 5 eixos da CIPAVE, assessores da SMED e diretores da Escolas Municipais de Ensino Fundamental.


Assessoria de Imprensa - SMED

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo