Cineclube exibe vídeos sobre Belo Monte em SP

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 24 de março de 2011 as 10:05, por: cdb

“Belo Monte – Herança da Ditadura” trata dos impactos da instalação da usina. Exibição será nesta quinta (24) às 20h no Cineclube Socioambiental Crisantempo

 

24/03/2011

 

da Redação

 

Nesta quinta-feira (24) será exibida a primeira sessão de “Belo Monte – Herança da Ditadura”, que trata dos impactos da instalação da usina hidrelétrica na região do Rio Xingu, no Pará.

O filme foi produzido pelo Movimento Xingu Sempre Vivo e será exibido até junho, todas as quintas-feiras às 20, no Cineclube Socioambiental Crisantempo, que fica na rua Fidalga, 521, na Vila Madalena.

A sessão desta quinta-feira marca o início da programação 2011 do Cineclube em São Paulo. Além da apresentação de vídeos sobre a usina, haverá também um debate com a presença de Renata Pinheiro, assessora da coordenação do Movimento Xingu Vivo Para Sempre.

O objetivo da produção é mostrar que “Belo Monte é a parte visível deste resquício de autoritarismo arbitrário e sem transparência que a sociedade brasileira não pode mais aceitar”.

De acordo com nota do movimento, na sessão serão exibidos “vídeos extremamente didáticos sobre a controversa e hiper-complexa ‘menina dos olhos’ e ‘cavalo de batalha’ do governo brasileiro” que é a construção da usina hidrelétrica.

O movimento alerta que Belo Monte provocará a inundação de 100 mil hectares de floresta, impactando centenas de quilômetros do Rio Xingu, e expulsará mais de 40 mil pessoas, incluindo comunidades indígenas de várias etnias que dependem do rio para sobreviver.

A entrada é franca e solidária, sendo possível a doação de 1 kg de alimento ou produtos de higiene pessoal.

 

Belo Monte – Herança da Ditadura

Estréia: 24/03/2011

Horário: 20hs

Direção: Movimento Xingo Vivo para Sempre

Duração: 60 minutos

Ano: 2010

Site: http://www.xinguvivo.org.br

 

Convidada: Renata Pinheiro – Assessora do Movimento Xingu Vivo para Sempre  

 

Local: Cineclube Socioambiental Crisantempo

Rua Fidalga, 521 – Vila Madalena – São Paulo

Telefone: (11) 3814 2850