Cineasta húngaro filmará livro vencedor do Nobel de 2002

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de outubro de 2003 as 19:01, por: cdb

O cineasta húngaro indicado ao Oscar Lajos Koltai declarou nesta terça-feira que dirigirá em dezembro seu primeiro filme de grande orçamento: “Fateless” (“Sem destino”), livro do Nobel de Literatura 2002, Imre Kertesz.

As filmagens do longa, cujo orçamento de US$ 11 milhões foge aos padrões do Leste Europeu, serão entre dezembro e março, a maioria na própria Hungria, com pós-produção na Alemanha e em Londres.

– Já que não fomos autorizados a filmar nas locações originais como Auschwitz ou Buchenwald, teremos que usar o CGI (computador gerador de imagens) – disse Koltai. Segundo ele, uma série de “grandes estúdios americanos” já mostrou interesse pelo projeto.

“Fateless”, livro escrito entre 1960 e 1973 e publicado em 1975, conta uma história baseada nas próprias experiências do autor sobre um menino de 14 anos que sobrevive aos campos de concentração nazistas. De acordo com o cineasta, o papel principal será interpretado por um menino húngaro de 12 anos, e o filme estreará no fim de 2004.