Cinco cavalos são apreendidos pelo Demlurb na região do Bairro São Pedro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 24 de janeiro de 2012 as 13:43, por: cdb

JUIZ DE FORA – 24/1/2012 – 14:01

Cinco cavalos são apreendidos pelo Demlurb na região do Bairro São Pedro

Depois de receber denúncias de moradores sobre cavalos soltos nas ruas, o Demlurb apreendeu, nesta terça-feira, 24, cinco animais, sendo três no Bairro São Pedro e dois no Bairro Caiçaras. Os cavalos foram levados para o curral municipal, onde receberam microchip para identificação. O encarregado geral do Setor de Apreensão de Animais, João Silmar Vianna, lembra que o Decreto nº 10.712 determina a implantação de microchip subcutâneo no animal apreendido e o aumento no valor da multa, contribuindo para inibir o abandono e a criação de forma irregular, bem como o comércio clandestino de animais de grande porte.

De acordo com Vianna esses animais só poderão ser resgatados mediante a comprovação de propriedade e pagamento de multa no valor de R$ 189,50 e a taxa de manutenção de R$ 3,79 por dia. Terminado o prazo de dez dias para o resgate do animal, ele é encaminhado para leilão ou doação. Atualmente, 33 animais de grande porte estão no Curral Municipal.

A apreensão de animais de grande porte – principalmente equinos – está sendo intensificada pelo Demlurb em todos os bairros da cidade, atendendo demanda da população. Nesta quarta-feira, 25, a programação vai repetir a rota nos bairros São Pedro, Santos Dumont, Caiçaras, Jardim Casablanca e outros da região oeste. O encarregado geral do setor enfatiza que todos os animais de grande porte que estiverem soltos nas ruas da cidade serão imediatamente recolhidos.

Vianna orienta a população quanto aos riscos que estes animais causam quando soltos em área urbana, além da iminência de acidentes de trânsito, há riscos à saúde pública que eles podem representar, principalmente pela possibilidade de infestação por carrapatos de diversas espécies.

O Demlurb pede às pessoas que ao observarem animais soltos nas vias públicas entrem em contato imediatamente pelo telefone 3690-3591, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Antes e após este período, e também nos fins de semana, as denúncias devem ser feitas pelo 3690-3502 ou ao Corpo de Bombeiros, no 193.

*Informações com a Assessoria de Comunicação do Demlurb, pelo telefone 3690-3537.
DEMLURB