Cidades são a principal causa da poluição no mundo, diz ONU-Habitat

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 30 de março de 2011 as 10:05, por: cdb

Relatório avalia contribuição das regiões urbanas para o aquecimento global e vulnerabilidade de seus habitantes às mudanças climáticas.

Foto: ONU-Habitat

Marina Estarque, da Rádio ONU em Nova York.*

O Centro das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, ONU-Habitat, lançou um estudo sobre a poluição nas cidades.

Segundo o “Relatório Global sobre Assentamentos Humanos 2011: Cidades e Mudanças Climáticas”, lançado nesta terça-feira, as cidades são responsáveis pela maior parte das emissões de gases que causam o efeito estufa.

Efeitos

O ONU-Habitat afirma que com cada vez mais pessoas morando em regiões urbanas, as cidades se tornam mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas. Segundo o relatório, as cidades geram 70% dos gases que causam o aquecimento global.

O diretor-executivo da agência, Joan Clos, disse ser importante entender a forma e o conteúdo da urbanização em andamento para que se possa planejar cidades mais resistentes e sustentáveis no futuro. Caso isto seja ignorado, alertou Clos, centenas de milhares de pessoas serão colocadas em risco pelas mudanças climáticas. Até 2030, cerca de seis em cada 10 habitantes do mundo, estarão vivendo nos grandes centros urbanos.

Oportunidades

Por outro lado, o diretor-executivo também ressaltou que as cidades são os locais com o maior número de perspectivas.

De acordo com ele, um bom planejamento urbano, transporte público eficiente e estratégias sólidas podem diminuir o impacto no meio ambiente e promover oportunidades sócio-econômicas.